JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
Portuguese English Italian Spanish

A Joia em Prata de Pirenópolis

Pirenópolis tem aproximadamente 100 ateliês que produzem belas jóias em prata.

Passeando por suas ruas e ladeiras coloniais, você pode apreciar nas várias lojas, os trabalhos que envolvem cerca de 300 artesãos.

São peças dos mais variados estilos, montadas com pedras brasileiras, tais como ametistas, topázios, turmalinas, esmeraldas, águas-marinhas, dentre outras de vários países.

Você pode identificar em cada jóia, o "Estilo Pirenópolis", como ficou conhecida a jóia artesanal trabalhada aqui.

Essa história começou a mais de 30 anos quando no final da década de 70 para início dos anos oitenta a cidade recebeu inúmeras pessoas em busca de natureza e tranquilidade.

Entre elas estava o pioneiro “Grupo Terra Nostra” (Associação Cooperativista Rural Terra Nostra) hoje extinta, que compraram terras na região para estabelecerem uma comunidade alternativa.

Edson Paranhos, atual proprietário da Galleria Shop foi quem trouxe o conhecimento da arte joalheira e começou mostrar o que sabia fazer, formando o primeiro Atelier Escola do Centro-Oeste, na “Comunidade Terra Nostra”.


Influências

Assim foram ensinadas as técnicas de joalheria, assimiladas em vários países e de diversas culturas por onde passou o integrante do grupo.

Paranhos perambulou pelos mais exóticos lugares do planeta em busca de conhecimento e aventura, englobando assim uma cultura universalista, o que definiu um estilo revolucionário e inétido no metiê da joalheria em prata internacional.

Esse foi, na verdade, o ponto alto do estilo Pirenópolis, pois o mesmo absorveu técnicas e estilos diversificados aglomerados numa mesma jóia, e ainda somados à criatividade dos aprendizes locais, hoje excelentes joalheiros.

Além disso muitos outros passageiros alimentaram a criatividade dos artesãos joalheiros, com pedras, objetos e idéias originais, que nunca deixaram de divulgar a histórica Pirenópolis por onde passaram. Aliás, prata e turismo, nunca andaram separados.

Muitos dos artesãos joalheiros de Pirenópolis, exibiram suas jóias em vários países, como os EUA, França, Itália, Inglaterra, Espanha dentre outros, e também em vários estados de nosso país.

Jóias artesanais em prata, imediatamente reconhecidas pela singularidade de seu estilo e beleza, que transformaram Pirenópolis na capital das jóias em prata do Brasil.

Hoje a Galleria Shop, mantém viva essa tradição, com inovações na área da joalheria, reconhecida internacionalmente.

Fotos:
Edson Paranhos (Anel e Brinco - Atelier da Galleria Shop)