JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Feriado de Corpus Christi em Pirenópolis!

 

11/05/2015

No dia 04 de Junho (Quinta-Feira) de 2015, se comemora mais um feriado de Corpus Christi. Muitas pessoas se programaram para visitar cidades turísticas como Pirenópolis a fim de preencher melhor seu tempo livre com atividades de ecoturismo, aventura ou descanso.

Para parte da população, especificamente para os católicos, essa data tem um significado maior do que apenas passar o tempo livre, onde Corpus Christi significa Corpo de Cristo e representa a festa na Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

Geralmente em cidades brasileiras, que possuem influências portuguesas como Pirenópolis, é uma tradição ornamentar as ruas principais da cidade com desenhos de caráter religioso, tendo ainda como destaque uma procissão que passa por esses tapetes coloridos sendo acompanhada pelo badalar do sino da Igreja da Matriz.

Pirenópolis têm seus ornamentos decorados de acordo com a cultura local. É uma tradição o desenvolvimento dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado cobrindo algumas ruas da cidade, como a Rua Direita.

Além da tradição religiosa cristã no seu aspecto universal, Pirenópolis tem as suas tradições relativas à importante data, uma delas é a saída dos mascarados dez (10) dias depois do término das Cavalhadas, que sempre ocorre no Feriado de Corpus Christi; conhecidos também como "curucucus" são os principais animadores das Cavalhadas a qual faz parte da Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis.