JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

As Cavalhadas de Pirenópolis começam na semana do dia 04 a 06 de junho de 2017

27-05-2017

       As Cavalhadas de Pirenópolis são uma encenação ao ar livre da batalha entre os Mouros e os Cristãos. 

É realizada todos os anos em Pirenópolis a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece sempre 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações de Pentecostes; geralmente a data cai no mês de maio ou junho.

O auge dessa manifestação popular são as Cavalhadas, introduzida à festa no ano de 1826 pelo Padre Manuel Amâncio da Luz, como um espetáculo chamado de "O Batalhão de Carlos Magno".

As Cavalhadas são para muitos  o maior espetáculo da festa e reúne o maior público de todos os eventos que a compõe. Para a comunidade local e para os cavaleiros representam também um ato de renovação da fé no Divino Espírito Santo.

Junto à manifestação encontram-se a presença dos Mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e roupas coloridas e saem às ruas.

Seus cavalos também adereçados com panos coloridos, revestidos com flores de diversos tamanhos também coloridas e tradicionalmente feitas de papel crepom. Os cascos dos animais são pintados para que não possam ser reconhecidos.

Os Mascarados, também conhecidos por "Curucucus" também saem  a pé, fazendo algazarras. Além disso, a festa conta ainda com Catireiras, Congados, Pastorinhas, Dança de Fitas, Banda de Couros e muita música com a Banda Phoênix.

Neste ano de 2017 as Cavalhadas acontecem nos dias 04, 05 e 06 junho, confira a programação completa: Clique Aqui!!

• Data: 04 a 06 – domingo a terça-feira
• Local: Campo das Cavalhadas – Av. Benjamim Constant, Centro

Horário:
Dia 04 e 06 – das 12 às 17 horas
Dia 05 – segunda-feira – das 13 às 17 horas
• Imperador: Luiz Carlos Cardoso da Silva

Por: Edson Paranhos