JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Caminho de Cora Coralina

 Editado em 18/01/2018

 

Vai ser inaugurado em Goiás o Caminho Cora Coralina, o qual foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela na Espanha.

Está tudo programado para que seja inaugurado no mês de março próximo.
O trajeto é de aproximadamente 282 quilômetros e terá seu inicio na pequena cidade de Corumbá de Goiás.

Daí toma rumo oeste para a cidade colonial de Pirenópolis cujo caminho é pelo meio do cerrado preservado e muitas montanhas lindas de se apreciar.

Em seguida, continuando o rumo a cidade de Goiás, que foi a primeira capital do estado, vai passar por Jaraguá, Itaguaí e Itaberaí assim terminando na antiga Goiás Velho, como é carinhosamente conhecida.
Uma das grandes características dessa caminhada é proporcionar aos aventureiros caminhantes, além do lazer, o conhecimento histórico e as belezas geográficas da região.

O traçado foi minuciosamente estudado durante meses e meses a fio e finalmente foi concluído como uma homenagem a mais conhecida poetisa do nosso país, Cora Coralina.
Esse foi o nome adotado por Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a qual nasceu na cidade de Goiás em 20 de agosto de 1889.

A poetisa ficou conhecida somente após os 75 anos de idade quando publicou seu primeiro livro.
O passeio pelo caminho poderá ser realizado à pé, de bicicleta, à cavalo ou mesmo por intermédio dos conhecidos veículos traçados (4X4), passando por alguns trechos de trilhas estreitas e de difícil acesso para automóveis normais.
Ao longo do trajeto estarão as sinalizações para facilitar aos aventureiros e também os pontos de apoio para pernoites e alimentação.

Nas imediações dos trechos do Caminho de Cora destacam-se ainda atividades de turismo, muitas delas já consolidadas como é o caso das ofertas na cidade de Pirenópolis que está extremamente bem preparada para receber os visitantes.

Por: Edson Paranhos