JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Pirenópolis recebe a maior ação em prol do meio ambiente da história goiana

Pirenópolis recebe a maior ação em prol do meio ambiente da história goiana

A cidade de Pirenópolis recebe, a partir de amanhã, um total de 400 pessoas para a realização da 1ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que prossegue até o dia 10, quinta-feira. Está confirmada a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo e de várias autoridades federais e estaduais dos mais diversos ramos de atividade. A realização da Conferência é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), em parceria com o Ibama/GO e com a Agência Ambiental, mais o apoio de dezenas de colaboradores.

Implantação do ICMS Ecológico, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Revitalização do Rio Araguaia, Reflorestamento, Plantio de Florestas Energéticas, Recuperação de Nascentes, Racionalização da Água, Poluição e vários outros assuntos serão exaustivamente debatidos pelos 185 delegados eleitos, 100 crianças e adolescentes de 11 a 14 anos e alguns convidados especiais.

O objetivo é se produzir um documento que norteie e normatize as políticas ambientais em Goiás e um outro que será levado a Brasília, na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em dezembro, com a atual situação ambiental em Goiás e as reivindicações do Estado junto ao Governo Federal para que o binômio desenvolvimento e preservação seja uma realidade no Estado.

A Conferência contará com a participação de 185 delegados eleitos pelas 1.500 pessoas que estiveram presentes nas cinco etapas regionais da Conferência, que aconteceram em setembro e outubro em Porangatu, Caldas Novas, Jataí, Formosa e Goiânia. As edições regionais contaram com representantes de 125 municípios goianos – mais da metade dos municípios do Estado – e envolveram integrantes dos setores de governo, do empresariado rural e urbano e de ONGs e movimentos sociais.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Aldo Arantes, a Conferência Regional do Meio Ambiente é a maior mobilização já realizada na história do Estado de Goiás no que se refere às questões ambientais. Para ele, o nível de capilaridade obtido com as conclusões a que chegou cada plenária das edições regionais foi surpreendente. “Nunca o governo do Estado havia conseguido levar a questão ambiental para tantas pessoas de tantos municípios em tão pouco tempo”, afirmou. Para ele, cada um dos 1,5 mil participantes das regionais é um agente multiplicador do tema meio ambiente em sua escola, bairro, cidade ou região.

Além das rodadas de discussão que vão originar o documento-base com os pleitos, reivindicações e sugestões dos delegados goianos, durante o evento haverá a assinatura do projeto de Emenda Constitucional que estabelece o ICMS Ecológico em Goiás. Também será apresentada pelo grupo de trabalho instituído pelo secretário Aldo Arantes a reestruturação do Comitê da Reserva da Biosfera do Cerrado Goyaz.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

Dia 8 de novembro (terça-feira)
19h – Exibição do filme vencedor do VII FICA, Icologia, de Ângelo Lima
19h15 – Execução do Hino Nacional Brasileiro, pelo grupo Coró de Pau
22h – Show com o cantor Tom Cris (MPB)

Dia 9 de novembro (4ª feira)
10h – Spot cultural com apresentação teatral pela Companhia de Teatro João Bosco, com o tema “Cerrado: Preservação e Desenvolvimento”;
16h – Spot cultural com apresentação teatral pela Companhia de Teatro João Bosco, com o tema “Política Ambiental Integrada e Uso Sustentável dos Recursos Naturais”;
21h – Exibição de três documentários vencedores no VI e VII FICA: Negro Carvão, Imagem da Cidade dos Homens e O Cordel dos Atingidos.

Dia 10 de novembro (5ª feira)
10h – Spot cultural com apresentação teatral pela Companhia de Teatro João Bosco, com o tema “Meio Ambiente Urbano”
16h – Spot cultural com apresentação teatral pela Companhia de Teatro João Bosco, com o tema “Meio Ambiente, Infância e Adolescência”;
20h – City tour por Pirenópolis.

Fonte: Semarh