JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Pirenópolis tem centro histórico de 300 anos

 

19-10-2016

Pirenópolis, a cidade no coração de Goiás encravada no cerrado 

014.jpg

O charme da centenária não se resume ao amplo e preservado centro histórico com o casario colonial, onde residências de nativos, e o comércio voltado para os moradores e turistas se misturam em harmonia. 

As multicores das fachadas de seus sobrados, o céu de azul límpido, o verde das palmeiras e a hospitalidade dos pirenopolinos fazem do município um lugar ímpar.Há programas para todos os gostos, dos passeios às mais de 80 cachoeiras. Da gastronomia variada às lojas de artesanatos, e programas culturais semanais. Sim, a despeito da simplicidade em cada detalhe e o seu jeito interiorano, Piri — como é chamada por quem se apaixona — é para todos: palco de mais de 15 festivais nacionais e internacionais todo ano, onde ‘tribos’ de várias partes do mundo confraternizam.

Inevitável a comparação com outras ricas cidades culturais seculares do País, como Ouro Preto (MG) ou Paraty (RJ). No entanto Pirenópolis consegue ser linda mesmo castigada por meses de seca sob um sol de 40º. E de suas nascentes escoam águas que formam belas cachoeiras e lagos para banho; e também o Rio das Almas, que corta a cidade, no qual turistas e moradores se deleitam diariamente.

016.jpg

De acordo com dados do Ministério do Turismo, apenas ano passado a cidade foi visitada por mais de seis mil turistas estrangeiros — os brasileiros são dezenas de milhares. Mesmo com a tranquilidade brejeira do interior, Piri não para.

Há centenas ou milhares de turistas todos os fins de semana, dependendo da programação cultural e dos feriadões. Principal estância turística da rota Brasília-Anápolis-Goiânia, recebe pessoas praticamente todos os dias. Na Copa de 2014, centenas de sul-americanos descobriram a cidade. Gente que chegou de ônibus, táxi, e motor-home. E foi ficando, até por um mês inteiro.

A facilidade de acesso contribui muito. Pirenópolis fica a 120 km de Goiânia e a 150 km de Brasília.

Fonte: O Dia