JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

As Crises Econômicas e as Joias em Prata

fotojoiasemprata01

 Por incrível que pareça, não existem crises no ramo da joalharia em prata de Pirenópolis.
A joia confeccionada em prata de lei no Município não passa por crises desde o final da década de 1970, quando os ditos hippies iniciaram os trabalhos de produção ensinando os jovens locais a arte joalheira.

O comércio de joias artesanais em prata desde então, mesmo com os altos e baixos das crises econômicas no Brasil sempre se manteve num patamar, digamos, médio “plus” e aí se manteve durante essas décadas.
Um ponto de referência que pode ser levado em consideração é a produção e vendas dos ditos produtos pela pioneira no ramo, a conhecida Galleria Shop Artes & Joias.

Seus fundadores, a saber Edson Paranhos e Lucilene Siqueira, indagados a esse respeito sempre mantiveram o discurso de que não existe crise que afete a produção e venda do material.

Paranhos comenta sobre uma crença que vem do oriente que compara a joia como artigo de primeira necessidade lembrando o próprio alimento, e pergunta:
- Você já viu ou ouviu dizer de alguma mulher que não usa uma joia? ... pois é, essa crença só pode ser verdadeira mesmo.

Sabemos que quantidade de artesãos e oficinas de joias em prata de Pirenópolis diminuíram significativamente desde o auge, que foi atingido no final da década de 80 inicio dos 90, mas o que aconteceu na verdade foi que boa parte dos jovens que produziam joias tiveram essa profissão para arrecadarem verbas as quais utilizaram para manter seus estudos.

Hoje podemos encontrar vários profissionais “quarentões” formados em várias universidades ao redor do país, que em sua juventude trabalharam com prata em Pirenópolis, não somente os nativos, mas jovens que por aqui passaram e descobriram essa maneira de subsistência que foi de grande valia para dar continuidade em seus projetos de estudos e de vida.

Hoje a cidade é conhecida como a Capital da Prata sendo reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) como Indicação Geográfica.
Um reconhecimento significativo para a produção de joias da localidade.

Por: Edson Paranhos
Foto: Anel de prata com peridoto natural da galleriashop.com.br