BONECA NEGRA
Adelina Benedita Alves, professora aposentada, natural de Paracatu, pós graduada pela Universidade de Brasília (UNB) em historiografia da África e dos Afrodescendentes.
A professora participou durante mais de 25 anos de ensinamentos antirracistas e esteve à frente da Coordenação Regional de Ensino da Ceilândia (DF).
Desenvolveu o projeto "Rainhas Coroadas" que tinha como ponto alto a valorização da beleza negra, onde centenas de crianças foram agraciadas e transcenderam o racismo retomando a auto estima.
Hoje ela reside aqui na cidade de Pirenópolis para onde trouxe a boneca negra ícone de seu projeto, cuja idéia foi levá-la para lares de crianças de famílias brancas.
Essa boneca se encontra na casa de uma família branca aqui mesmo na cidade, a qual ajuda também a desmistificar o conceito racista.
Adelina Benedita integra o coletivo "Ominira", um grupo idealizado a mais de um ano que tem o intuito de discutir questões antirracistas.
Criou também uma marca de adereços com o nome do próprio projeto "Rainhas Coroadas" e vende seus produtos aqui mesmo na Feira de Artesanato da Praça do Coreto..
Foto: acervo pessoal de Adelina
Por :Edson Paranhos