JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

DESENVOLVIMENTO DE ENSINAMENTOS ANTIRRACISTAS EM PIRENÓPOLIS

BONECA NEGRA

Adelina Benedita Alves, professora aposentada, natural de Paracatu, pós graduada pela Universidade de Brasília (UNB) em historiografia da África e dos Afrodescendentes.

A professora participou durante mais de 25 anos de ensinamentos antirracistas e esteve à frente da Coordenação Regional de Ensino da Ceilândia (DF).

Desenvolveu o projeto "Rainhas Coroadas" que tinha como ponto alto a valorização da beleza negra, onde centenas de crianças foram agraciadas e transcenderam o racismo retomando a auto estima.
professora adelina

Hoje ela reside aqui na cidade de Pirenópolis para onde trouxe a boneca negra ícone de seu projeto, cuja idéia foi levá-la para lares de crianças de famílias  brancas.

Essa boneca se encontra na casa de uma família branca  aqui mesmo na cidade, a qual ajuda também a desmistificar o conceito racista.

Adelina Benedita integra o coletivo "Ominira", um grupo idealizado a mais de um ano que tem o intuito de discutir questões antirracistas.

Criou também uma marca de adereços com o nome do próprio projeto "Rainhas Coroadas" e vende seus produtos aqui mesmo na Feira de Artesanato da Praça do Coreto..
Foto: acervo pessoal de Adelina
Por :Edson Paranhos