Em várias partes do município, é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Esta diversidade torna o artesanato pirenopolino rico e criativo.
Cerâmica
O barro é a matéria prima dessa arte, presentes nas mais remotas manifestações culturais.
Sem dúvida, o ofício do ceramista proporciona mais intimidade com a matéria-prima: é tocando e modelando o barro que dá a forma criativa do artesão.
Madeira
A madeira de demolição foi um material muito usado para a confecção de móveis no período colonial, hoje com grande dificuldade de ser encontrado.
Tecelagem
Muito difundida por todo o país, é também encontrada em Pirenópolis. Desde a época colonial tecelãs desenvolviam esses trabalhos para suprirem suas próprias famílias.
Hoje, já com design contemporâneos, as peças feitas em teares manuais estão por todas as residências e se tornaram parte da decoração de interiores.
Máscaras
As máscaras, vendidas durante todo o ano em diversos modelos, são uma marca registrada do artesanato local. Durante as festas do Divino e das Cavalhadas, elas são responsáveis pela profusão de cores e alegria que se espalha por Pirenópolis.
A produção de artesanato, juntamente com o turismo, vem ganhando presença na economia da cidade.
A atividade artesanal que mais se destaca é a produção de jóias em prata, que passou a ser tradição em Pirenópolis desde a década de setenta, gerando centenas de empregos e melhorando a renda per capita da população.