Editado em 03/03/2018
O presidente norte americano Donald Trump afirmou nesta semana que o governo vai impor tarifas de importação do alumínio e do aço de 10% e 25% respectivamente, na semana vindoura.
O anúncio do presidente abalou o mercado de ações ao redor do planeta, uma vez que os Estados Unidos são um dos maiores consumidores dos referidos metais.
Trump também considerou e citou questões de segurança nacional na definição das tarifas, alegou ainda que a nação necessita de oferta doméstica para seus navios e tanques de guerra.
O setor siderúrgico dos EUA perdeu mais de 70% da sua força de trabalho entre 1962 e 2005, se bem que levantamentos feitos pela Associação Econômica Norte Americana, afirmam que foi devido ao grande avanço tecnológico a perda dessa força.
Efeitos no Brasil
O Brasil recebeu com imensa preocupação o anúncio. Em declaração feita pelo Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o país deverá recorrer da decisão caso o anúncio seja realmente validado no início da semana.
Os efeitos da posição de Donald Trump podem ser devastadores para o Brasil, uma vez que temos cerca de 30 Usinas Siderúrgicas que atuam nessa área, e que aproximadamente 35% de nossa produção são negociadas com os irmãos do norte.
Como a Indústria dos Estados Unidos não é autossuficiente, o presidente pode estar fazendo algo contra a sua própria nação, uma vez que prejudicará não só o Brasil, como o consumidor americano e a Industria dos Estados Unidos em um todo.
Por: Edson Paranhos