JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Artesãos de Pirenópolis recebem Carteira Nacional

25/11/2014

No último dia 14 de novembro, aconteceu em Pirenópolis a cerimônia de entrega da Carteira Nacional para artesãos e trabalhadores manuais de Pirenópolis, que contou com a participação da coordenadora nacional do Programa de Artesanato Brasileiro, Beatriz Ellery, da assessora técnica Mara Bicallho, ambas representantes da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, e do coordenador do programa em Goiás, pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, André Franco.

Pirenópolis foi a 2ª cidade que mais cadastrou artesãos, 136 até o momento. Esse foi um grande passo para o reconhecimento os trabalhadores desse segmento. “O artesanato é uma atividade que tem grande espaço na nossa economia, e em Pirenópolis ele bastante diversificado – joias, tecelagem, esculturas, peças decorativas -, com esse registro, esses trabalhadores ampliaram seu mercado, uma vez que facilita a emissão de notas fiscais avulsas através da Sefaz, os isentando do pagamento de ICMS e também abre portas para a participação de suas peças em feiras nacionais e internacionais”.

Para a artesã Celina Alvarenga, a adesão a Carteira Nacional foi uma forma de valorizar ainda mais seus produtos – peças de tecelagem. “Esse trabalho é uma herança que vem sendo passada em gerações na minha família, minha avó, Maria Celina Machado, foi pioneira na produção de tecelagem na Piretur, e agora eu tive a oportunidade de me registrar profissionalmente com a Carteira Nacional, que é uma abertura para exportações, uma vez que também já me registrei como microempreendedora individual pelo Sebrae”, contou. Ária

Os artesãos que não compareceram para retirada da Carteira, deverão procurar a unidade do Sebrae para se informar como proceder para a retirada da mesma.

Fonte: PMP