JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

IV Festival Internacional de Cinema e Alimentação (Slow Filme)

 

24/08/2013

Pirenópolis acolhe a quarta edição do Slow Filme, evento que junta cinema e gastronomia, e onde se destacará o azeite português, sob a forma de degustações e documentários.

Evento único em seu perfil na América Latina, o Slow Filme exibirá filmes de vários continentes: serão 16 títulos exibidos ao longo de 12 sessões, no histórico Cine Pireneus. O evento une cinema e gastronomia para, juntos, falarem de um mundo mais justo, digno e saudável, informa um comunicado da Embaixada de Portugal e do Camões.

O festival Slow Filme tem curadoria do professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi e realização da Objeto Sim Projetos Culturais, em parceria com o Slow Food – Convivium Pirenópolis.

Um dos destaques desta quarta edição é a participação do chef português André Magalhães, membro do Slow Food em Portugal, que virá especialmente de Lisboa para participar neste festival brasileiro. André Magalhães fará uma palestra sobre as diversas qualidades e os benefícios do azeite de oliva.

André é chef de cozinha, antigo produtor de cinema e televisão em Paris, cronista gastronômico, proprietário do consagrado restaurante Taberna da Rua das Flores em Lisboa e professor universitário de gastronomia. A apresentação que ele preparou, acontecerá na noite de sábado (14 de setembro). No domingo (15), no cinema, Portugal será representado com a exibição do curta-metragem "Como as serras crescem", da realizadora portuguesa Maria João Soares.

Antes da conferência do chef André Magalhães, serão exibidos os documentários "O azeite de Maria da Fé", da série "Trilhas do Sabor", e o português "Azeite aromatizado com tradição", que descreve o dia-a-dia de uma fazenda de Vila Velha de Rodão, situada na região centro de Portugal, que desde 1900 produz azeitonas de forma biológica, sem uso de qualquer produto químico. Após a sessão haverá degustação de azeites portugueses, numa promoção da Companhia do Azeite.

Representante de mais de 40 marcas de azeites produzidos em Portugal, a Companhia do Azeite (www.companhiadoazeite.com.br), irá oferecer em degustação algumas dessas marcas. Dentre os selecionados estão Monte do Mouchão, produzido na região do Alentejo, e Acushla, da região do Douro e Trás-os-Montes.