JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Escritora de Pirenópolis é Homenagiada em Festival de Cinema

(04-11-2009)

Eliane Lage, Atriz Moradora de Pirenópolis, é Homenageada na I Festival de Cinema de Ivinhema - MS

O I Festival de Cinema – Ano Eliane Lage e a VI Mostra Competitiva de Curtas realizado pelo cine-clube Joel Pizzini, vinculado à Fundação Nelito Câmara, em Ivinhema - MS, está homenageando entre 3 e 6 de novembro a atriz Eliane Lage, moradora de Pirenópolis há muito tempo, que presente no evento vai falar sobre cinema, carreira, experiência de vida e seu livro Ilhas, Veredas e Buritis.

O Festival foi aberto com a projeção do documentário - Eliane, 2004, de Ana Maria Maciel e Caco Souza, e em seguida teve início a apresentação dos curtas-metragem que serão apresentados todos os dias do festival, na sede da Fundação, onde também acontecerão oficinas de Trilha para Cinema, com Jonas Feliz e Chico Simão e Roteiro com Diego Volpi. No encerramento do Festival os prêmios serão entregues por Eliane Lage e pelo cineasta Joel Pizzini.

Na programação estão os filmes da Vera Cruz, estrelados por Eliane, como Caiçara, 1950, de Adolfo Celi e Tom Payne, Sinhá Moça, 1953 de Tom Payne, premiado em Veneza e Berlim e Ravina, 1958, de Rubem Biáfora, última atuação da atriz.

Todos os filmes da mostra competitiva foram feitos em Ivinhema e produzidos pela Fundação Nelito Câmara. Mais de 60 jovens e adolescentes estiveram envolvidos nos últimos seis meses na execução dos 14 filmes. A organização ficou a cargo de Leoni Bachiegas. A Fundação existe desde 2005 e atende cerca de 300 jovens e adolescentes na formação cultural com música, teatro, cinema, literatura e artes plásticas.

Eliane Lage mora hoje em Pirenópolis, interior de Goiás. Apesar de extremamente simples, ela tem história pra contar. Bisneta — por parte de pai — do armador brasileiro Tonico Lage (o legendário dono das minas de carvão de Santa Catarina e de sal no Nordeste, dono dos navios ITA, é sobrinha de Henrique Lage (o do Parque Lage, pallazzo construido para a esposa Gabriella Benzanzoni Lage).

Por parte da mãe, é bisneta do armador inglês Sir Rowland Frederic William Hodge, aristocrata que era proprietário, já em 1913, de mais de 70 navios de grande porte. Nascida em Paris, Eliane passou a infância no castelo vitoriano da Ilha de Santa Cruz (Baia de Guanabara) e na famosa Fazenda Empyreo dos tios Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado. A sua riquíssima história de vida é contada no livro Ilhas, Veredas e Buritis (Ed. Brasiliense, 2005), uma das mais fascinantes autobiografias já escritas no país.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Pirenópolis