JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Slow Film - Programação Inédita

13/08/2011

Programação Inédita

Slow Film exibirá, em primeira mão, o documentário A Horta do Seu Geraldo, que apresenta um personagem da cidade de Pirenópolis ligado à agricultura orgânica – conhecer de perto sua horta é uma das atividades paralelas propostas pelo evento.

O filme que acaba de ser finalizado será exibido na noite de abertura, ao lado de outro documentário, Mulheres da Terra, que demonstra a consciência ecológica que existe entre as mulheres camponesas de Santa Catarina.

A grande maioria dos títulos da programação é inédita no Brasil, como o curta de ficção O que traz a chuva, do Chile, e o longa, também de ficção, Onde o Vento faz a Curva, da Itália, premiados no Slow Food on Film em 2008, e o comovente documentário Seja água, meu amigo, co-produção da Itália e Uzbequistão que fala das consequências das transformações ambientais sobre a vida de pescadores do mar Aral.

Há ainda produções premiadíssimas internacionalmente e nunca mostradas no Brasil, como o curta Meatrix, que projetou o diretor Louis Fox, ou o húngaro O Jantar, de Karchi Perlmann, menção honrosa no Festival de Veneza e vencedor de diversos festivais, como o Palm Springs International Short Festival, nos Estados Unidos.

SLOW FILME é um festival diferente de todos os que existem no Brasil. Além de exibir filmes de grande qualidade estética, tem por objetivo afirmar princípios como o da sustentabilidade, do respeito ao meio ambiente e do resgate cultural.

O evento é inspirado no Slow Food on Film, festival realizado anualmente em Bologna, na Itália, reunindo produções de todo o mundo, que tratam de temas ligados aos conceitos do Slow Food.

Segundo o movimento, o alimento deve ser bom, limpo e justo - bom no sabor, limpo na forma de cultivar (sem prejudicar a saúde, o meio ambiente ou os animais) e justo no retorno dado aos produtores por seu trabalho. Para o movimento Slow Food, é preciso defender a herança culinária, as tradições e culturas. Fazer uma conexão entre o prato e o planeta.