JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Patrimônio Histórico Abandonado

07/08/2011 

Decadência de um Patrimônio

O texto localizado abaixo das fotos foi postado em fevereiro de 2011 e daquele momento para cá as coisas foram de mal a pior.

Fizemos algumas fotos atuais da situação que se encontram as luminárias coloniais de Pirenópolis, no intuito de sensibilizar as autoridades locais e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que alguma medida de conservação das luminárias do Centro Histórico sejam tomadas; sendo que a quantidade de postes quebrados, amassados e destruidos são muito maiores do que os mostrados nas fotos.

Na verdade bastam pequenas manutenções, que deveriam ser periódicas como pintura, troca de lâmpadas, pequenos acertos elétricos, enfim, um mínimo de vontade política para que não percamos tão expressivo acervo.
Veja abaixo alguns dos descasos que tivemos a oportunidade de registrar:

  • Igreja Matriz
  • Beco do João Basílio
  • Campinho de Areia (perto da Ponte)
  • Beco do Sapo
  • Rua Pireneus
  • Rua Direiita (Cinema)

Texto publicado em fevereiro de 2011

As luminárias, um dos ícones mais apreciados por todos os moradores e visitantes estão à caminho da extinção. Em todas as ruas, becos e ruelas do Centro Histórico o abandono fica muito claro.

Um investimento de milhões de reais para tornar a cidade um Patrimônio Histórico Nacional está sendo jogado ao lixo. As autoridades locais permanecem caladas e sem ação, e os secretários responsáveis pela manutenção não dão a mínima atenção às ocorrências.

Os moradores e comerciantes que estão em contato direto com os visitantes ouvem o tempo todo as críticas ao descaso que presenciam, e nós os moradores sentimo-nos desanimados e envergonhados pela situação, na esperança que as autoridades se sensibilizem com a grande e eminente perda.