(25/04/2011) 3° edição da FLIPIRI ocorrerá no período de 11 a 15 de maio
De 11 a 15 de maio, a cidade de Pirenópolis abrirá mais uma vez as portas de seus pontos de divulgação cultural, no coração do Centro Histórico Pirenopolino, para as várias atividades da 3ª Ed. da Festa. O Cine Pirineus, a Praça da Leitura e o Theatro de Pirenópolis receberão uma diversificada programação cultural como bate-papos com escritores, contações de histórias, falação de poesias e apresentações de espetáculos teatrais.
Nesta 3ª Flipiri a grande homenageada é a escritora Cora Coralina, para tanto, a festa contará com a presença de escritores e amigos de Cora e de estudiosos de sua obra, que farão a leitura de trechos de seus poemas, contarão histórias e participarão de bate-papos com os presentes. Estão confirmadas as presenças de Paulo Salles, neto de Cora; Marlene Vellasco, presidenta da Associação Casa de Cora Coralina; o escritor, médico e amigo de Cora, Heitor Rosa; e o escritor goiano Elder Rocha Lima. Essas conversas serão mediadas pelo poeta e cordelista João Bosco Bezerra Bonfim, que lançará, durante a festa, um cordel feito em homenagem a Cora Coralina.
A abertura oficial da festa acontecerá no dia 12 de maio, com a participação de parentes e amigos de Cora Coralina e de todos os escritores da Casa de Autores de Brasília. Logo após, a poetisa e atriz Elisa Lucinda fará um recital em palco montado na Praça Central de Pirenópolis. Ainda para a abertura da Festa, colorindo o céu de Pirenópolis tendo como fundo a Serra dos Pirineus ao por do sol, uma Revoada de 400 pipas, 100 delas confeccionadas por adolescentes do Programa Pró-Jovem, da Séc. de Ação Social, oportunidade ideal para o lançamento da mais recente obra literária de Vera Lúcia - Céu, vento e pipa.
Durante os cinco dias de Festa a programação será extensa, incluindo atividades, como Quintais Poéticos - com saraus em três quintais da cidade; Carroça de Leitura - onde a contadora de histórias Nilva Belo percorrerá as ruas da cidade em uma carroça adaptada em biblioteca ambulante; Bondinho de Poetas - que levará os escritores a vários pontos da cidade para declamarem seus poemas; e a Itinerância pelas escolas. Para essas atividades, a 3ª Flipiri contará com as presenças de Leo Cunha, Gilberto Mendonça Teles, Jonas Ribeiro e os escritores da Casa de Autores de Brasília, grandes e imprescindíveis participantes e colaboradores da Flipiri, deste de sua primeira edição.
E claro que não poderia faltar um espaço para confraternização no Pouso, Café e Cultura, que fica num aconchegante quintal de uma casa na Rua Santa Cruz, nº 32 – Centro Histórico (www.pousocafeecultura.tur.br). Onde escritores e o público da Festa poderão se encontrar, trocar experiências, saborear os doces típicos da região, participar de lançamentos de livros, conferir apresentações musicais e muito mais.
Flipiri Itinerante
A 3ª FLIPIRI, além de levar para a população a oportunidade de vivenciar uma programação cultural, estimula os jovens ao hábito da leitura. Para isso, vinte e duas escolas municipais e estaduais dos povoados distantes do Centro Histórico de Pirenópolis receberão a visita de escritores nos dias 11 e 12 de maio.
Como preparação para as visitas dos autores, os alunos receberam previamente os livros desses escritores, e serão estimulados pelos professores a prepararem releituras das obras, como leituras dramáticas e até mesmo encenações teatrais inspiradas nos livros.
A Flipiri Itinerante, em sua 3ª Ed., atenderá cerca de 230 professores e 5.600 alunos. Com essas ações, a FLIPIRI busca formar novos leitores e popularizar a literatura.
PROGRAMAÇÃO
46 escritores já confirmaram presença na 3ª Flipiri
A 3ª Flipiri já conta com a presença confirmada de 46 escritores. São autores que atualmente moram em Pirenópolis, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, porém, é certo afirmar que a Flipiri já tem a cara do Brasil, uma vez que são autores que trazem em sua literatura a riqueza cultural de suas raízes e a influência dos estados onde moram, como Elisa Lucinda que vem do Espírito Santo e mora no Rio de Janeiro; Eliana Lage também do Rio, mas que não resistiu à beleza dos Pirineus, Nicholas Behr do Mato Grosso e que traz toda sua paixão por Brasília em seus textos, Gilberto Mendonça Teles de Bela Vista, Goiás, mas que se deixou levar pelos encantos da Cidade Maravilhosa; e a lista segue...
- Adelmo de Carvalho (GO)
- Adriano Curado (GO)
- Alessandra Roscoe (DF)
- Alexandre Lobão (DF)
- Bariani Ortencio (GO)
- Bic Prado (DF)
- Clara Rosa Gomes (DF)
- Cristiane Sobral (DF)
- Dad Squarisi (DF)
- Daraína Pregnolato (GO)
- Edna Rezende (DF)
- Eduardo Loureiro (DF)
- Elba Gomes (DF)
- Elder Rocha Lima (GO)
- Eliane Lage (GO)
- Elisa Lucinda (RJ)
- Felipe Batista Rodrigues (GO)
- Gilberto Mendonça Teles (GO)
- Heitor Rosa (GO)
- Idelmar Paiva (GO)
- Iris Borges (DF)
- Ita Pereira (GO)
- João Bosco Bezerra Bonfim (DF)
- José Mendonça Teles (GO)
- Leo Cunha (MG)
- Lilia Diniz (DF)
- Lúcia Mendonça de Andrade (GO)
- Lucília Garcez (DF)
- Luiz de Aquino (GO)
- Marco Miranda (DF)
- Margarida Patriota (DF)
- Maria Carmelita (GO)
- Maria Célia Madureira (DF)
- Marieta Sousa (GO)
- Marco Coiatelli (DF)
- Nicolas Behr (DF)
- Olimpio Jayme (GO)
- Ramiro Curado (GO)
- Raquel Ferreira (DF)
- Rosângela Rocha (DF)
- Salange Cianni (DF)
- Sebastião Ney (GO)
- Tatiana Oliveira (DF)
- Tino Freitas (DF)
- Vera Lúcia Dias (DF)
- Waldetes Rezende (GO)
- Wilson Pereira (DF)
Fonte: Secretária de Cultura