(11/02/2011)
A revisão do Plano Diretor de Pirenópolis foi discutida no início desta semana, em Brasília, pelo secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado, e o diretor do Centro de Excelência de Turismo da Universidade de Brasília, professor Neio Campos.
Prevista na Constituição de 1988, o Plano Diretor é uma lei municipal que serve como instrumento básico orientador da política de desenvolvimento e de expansão urbana, regulamentando o que pode ser feito em cada setor da cidade.
No caso da cidade de Pirenópolis, a discussão acerca do Plano Diretor abordou, entre outros assuntos, a rota turística para a Copa do Mundo de 2014, visto que além de possuir diversos atrativos naturais, o município também gera turismo e renda por meio da exploração da pedra quartzito micáceo.
Equilíbrio
Segundo o secretário Marcelo Dourado, a importância do assunto consiste no equilíbrio para a exploração mineral e a expansão urbana do município, sem esquecer a preservação de sua história e cultura.