JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Anote na Agenda! 20 de Agosto em Pirenópolis o Espetáculo Bendita Dica

21-07-2016

O grupo de teatro brasiliense Cia Burlesca leva para Pirenópolis-GO o espetáculo Bendita Dica, passando por mais três cidades pelo caminho na Caravana Burlesca em agosto.

001.jpgCaravana Burlesca é o projeto independente da Cia Burlesca que apresentará o espetáculo baseado na vida da líder comunitária Benedita Cipriano Gomes nas cidades de Cocalzinho, Corumbá, Pirenópolis e Lagolândia, no estado do Goiás. As apresentações acontecerão de 04 a 07 de agosto, sempre às 20h, gratuitamente.

Com o apoio da comunidade local de cada cidade, os atores irão de carro, realizado uma apresentação gratuita por dia em cada lugar, em troca de hospedagem, alimentação e espaço para encenar a peça Bendita Dica. A primeira parada é Cocalzinho de Goiás, seguida de Corumbá de Goiás, Pirenópolis e finalmente Lagolândia.

Em 2015, o grupo esteve em Lagolândia-GO para conhecer de perto a história de Santa Dica, como processo de pesquisa e criação do novo espetáculo da Cia Burlesca, na época. Chegando lá as atrizes foram recebidas pela Maria que as acolheu em sua casa, e através de relatos dela e de outros moradores levantaram material para a dramaturgia de Bendita Dica.

Santa Dica é o mote do espetáculo voltado para todos os públicos. Atores, músicos e bonecos estão em cena para contar a história de Benedita Cipriano Gomes, a Santa Dica, poderosa líder comunitária que criou em Lagolândia, na região de Pirenópolis-GO, entre os anos 20 e 30, uma grande comunidade que dividia a terra por igual e eliminou a circulação do dinheiro nessa sociedade.

Em Bendita Dica, a narrativa vai desde sua fama nos sertões atraindo cada vez mais seguidores, passa pela perseguição por parte das autoridades insatisfeitas com suas atitudes revolucionárias, evoca seu dom em conversar com anjos, e o episódio conhecido como O Dia do Fogo. Tudo isso contado com leveza, comédia e responsabilidade.

O espetáculo discute por meio da história de Santa Dica dois pontos cruciais de nossa sociedade: a questão da posse da terra e do poder. Tratar do direito a posse da terra é hoje fundamental, num momento em que se trava uma guerra no campo, guerra essa que a mídia a serviço do latifúndio insiste em esconder.002.jpg

ROTEIRO DA CARAVANA BURLESCA
04 de agosto
, quinta-feira às 20h
Cocalzinho de Goiás-GO
PUB BR 414 - Av. Comercial, Quadra 08, Lote 18

05 de agosto, sexta-feira às 20h
Corumbá de Goiás-GO
Cine Teatro Esmeralda - Praça Matriz, Centro

06 de agosto, sábado às 20h
Pirenópolis-GO
Espaço Guaimbê - Rua Sebastião Augusto Curado, Quadra B, Lote 10

07 de agosto, domingo às 20h
Lagolândia-GO
Em frente à casa de Santa Dica

SERVIÇO
De 04 a 07 de agosto de 2016
Quinta à Domingo, sempre às 20h
Entrada Franca 
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Informações: (61) 8173-3450, 3204-3889
FICHA TÉCNICA
Elenco: Julie Wetzel, Lyvian Sena
Direção: Mafá Nogueira
Assistente de Direção: Claudia Leal
Músicas: David Erik, Mafá Nogueira e Sérgio Rodrigues
Cenário, figurino e dramaturgia: Cia Burlesca
Fotografia: Pedro da Silva e Gabriel Guirá
Designer gráfico: Jana Ferreira