Festa junina na escola Pirilampo No Brasil, vários projetos de educação são criados, mas nem sempre são aplicados de forma eficiente. Não bastassem os problemas de ordem política, a pedagogia aplicada é punitiva e autoritária e o reflexo disso é uma aprendizagem superficial, baseada unicamente em obtenção de resultados, isto é, de notas. Diante desse quadro, outros tipos de pedagogia foram desenvolvidos, como a Waldorf que consiste no desenvolvimento natural do ser humano priorizando a qualidade de vida.
No Brasil, são 10 estados que utilizam essa pedagogia. Em Goiás, a cidade de Pirenópolis abriga a Escola Pirilampo, fundada há cinco anos como oficina em busca de desenvolver habilidades como pintura, música, dança, escultura, culinária, crochê, entre outras. Há um ano ela deixou de ser oficina e foi reconhecida como instituição educacional, pelo Ministério da Educação (MEC). A Escola adota uma administração coletiva, composta por uma associação pedagógica entre pais e corpo jurídico. Além da formação em pedagogia exigida pela Secretaria de Educação, os professores devem fazer um curso especializado, de acordo com os princípios Waldorf . Como nas palavras de Rudolf Steiner, “o maior objetivo deve ser o de desenvolver ser humanos livres, capazes por si próprios de imprimir propósitos e direção à suas vidas”.
Segundo a diretora Mônica Dias da Cruz, a pedagogia aplicada aos alunos se baseia na Antroposofia, ou seja, valoriza a natureza e o desenvolvimento natural do ser humano, respeitando cada fase. As fases são divididas em setênio, isto é, de sete em sete anos. A primeira é a fase do agir, na qual a criança realiza atividades motoras para adquirir equilíbrio através de brincadeiras, atividades essenciais no processo. A segunda é a fase do sentir, em que só então se inicia a alfabetização. Ela ocorre de forma gradativa, quando se começa a despertar a criatividade e a expressão dos sentimentos através da arte. A terceira é a fase do pensar, em que se iniciam os questionamentos e tenta-se obter respostas para as dúvidas existentes, marcando o processo de memorização.
Atualmente encontram-se matriculados na Escola Pirilampo 32 alunos divididos em quatro turmas, sendo dois jardins, 1ª e 2ª série, nos turnos matutino e vespertino. A direção informou que está prevista para 2006 a inserção da 3° série. Desde o ensino fundamental até o ensino médio, os alunos, são acompanhados por um único professor. O objetivo é estabelecer um vínculo, permitindo maior conhecimento e compreensão entre professor e aluno. O estudo de línguas é introduzido desde a 1º série, ministrado preferencialmente por professores estrangeiros e o sistema de avaliação não é feito através de provas, mas por avaliações contínuas do envolvimento e do domínio do aluno, que é avaliado de forma comparativa a cada bimestre. Mônica Dias disse que o uso do computador só é indicado a partir do ensino médio, pois a prioridade é desenvolver a escrita e a capacidade do ser humano, “tudo que facilita demais, prejudica a criação”, diz.
Alunos Waldorf
O método Waldorf é desconhecido pela maioria das pessoas. Desde de 1919, quando foi criada pelo filósofo Rudolf Steiner, na Alemanha, a escolas vêm se expandindo em todo mundo, chegando ao número de 500 instituições, sendo 18 no Brasil. Segundo a diretora da Escola Pirilampo, Mônica Dias os alunos educados em instituições que adotam essa filosofia se tornam adultos mais confiantes e realizados. “O trabalho é o "brincar" da criança no adulto” diz. Ela abriu um tópico em uma comunidade de ex-alunos Waldorf no Orkut, chamada Máfia Waldorf e pesquisou o perfil dos seus integrantes, constatando que a maioria soube fazer suas escolhas profissionais e são geralmente pessoas independentes e bem humoradas.