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Projeto 'Brasil, Brasil' inicia Seminários Empresariais

14/09/2006

Goiás é o primeiro Estado brasileiro a receber a rodada dos ‘Seminários Empresariais’, uma ação do Projeto ‘Brasil, Brasil’, realizado pelo Ministério do Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Getúlio Vargas e Instituto Marca Brasil. 

Os seminários têm como objetivo estimular a qualidade na gestão empresarial e melhorar a competitividade das empresas do setor turístico. Conquistar vantagens competitivas, aprimorar a qualidade e agregar valor aos serviços turísticos são alguns resultados que os representantes de micro e pequenas empresas podem alcançar ao participar desses encontros. A meta é atingir 4.860 empresas em todo o País.

No início desta semana, 50 empresários de Pirenópolis (GO) reuniram-se para conhecer as melhores práticas de gestão empresarial, como a cultura do planejamento estratégico. "Descobrimos que ainda temos muito que aprender e melhorar. Planejar é básico. E tendo conhecimento disto, estamos revendo as ações de trabalho em conjunto com o trade turístico local, quanto a nossa atuação como gestores empresariais. A metodologia está aprovada", comemora Fernando Antônio Lopes Godinho, proprietário da Pousada Vila Mariana. O empreendimento está há um ano no mercado e oferece 36 leitos.

Nos dias 14 e 15 será a vez de Goiânia (GO) e Caldas Novas (GO). Nos seminários, os atrativos turísticos de Goiás ganham destaque. Os roteiros enfocados são: Caminho do Ouro, que perpassa as regiões turísticas do Ouro e dos Negócios, ambos de Goiás; e o Caminho das Águas Quentes. As 27 Unidades da Federação receberão os seminários até o fim do mês de novembro. Cada seminário terá duração de dois dias, com início as 9h e término as 18h.

O projeto 'Brasil, Brasil' é composto por ações voltadas aos roteiros turísticos identificados pelos Estados a partir das diretrizes estabelecidas pelo Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Dentro desse contexto, já foram realizados os Encontros de Qualificação e de Negócios Turísticos em 52 regiões, com o objetivo de preparar os agentes e atores envolvidos na cadeia produtiva do turismo para atuação no mercado, tendo em vista a qualidade do produto e a comercialização.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias