JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

Obras no entorno do Distrito Federal beneficiarão Pirenópolis

 

 

(28-04-2012)

Mais de 40 obras estão sendo executadas e outras 25 estão em processo licitatório

O Governo do Estado está trabalhando para dotar a região de toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento de 17 municípios do entorno.

O vice-presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Adriano Rodrigues (foto), comenta que as obras abrangem asfalto, escolas, presídios, hospitais, delegacias, rede de esgoto e distribuição de água, entre outras. “Nós temos nos desdobrado na Agetop para tentar antecipar esses cronogramas e compatibilizar toda essa agenda no menor prazo, no mínimo de tempo possível para realizar isso tudo”, explica.

Rodrigues esclarece que a realização das obras sempre tem que ser precedida por licitação. Por causa disso, há uma demora no início da construção. Trata-se de um processo minucioso que tem como objetivo diminuir os custos e impedir desvios de dinheiro.

“As obras rodoviárias em geral são mais demoradas. O que a população tem que entender é que qualquer processo licitatório é precedido de uma série de situações e questões legais que precisam ser cumpridas. E é por isso que há uma demora para o início dessas obras. Além disso, a própria obra em si demanda algum tempo para a execução. O importante é a população ter a certeza que vamos executar sim essas obras no menor tempo possível”, ressalta o vice-presidente.

A licitação é dividida em várias etapas. A primeira delas é o levantamento do serviço que tem que ser feito, isso é feito in loco. Em seguida há a necessidade de indicação de recursos, confecção de termo de referência e elaboração do edital de licitação. Após esses procedimentos, decorrem os prazos da licitação. “Você tem prazos de abertura de propostas, prazo de homologação de vencedores, prazo para empenho e confecção de contratos. Só depois é que você pode emitir a ordem de serviço”, afirma Adriano Rodrigues.

Ao todo quase R$ 635 milhões estão sendo investidos em melhorias na infraestrutura do Entorno. Somente em saneamento são quase R$ 500 milhões. Com a conclusão das 55 obras que estão em andamento (seja ainda em licitação ou fase de execução), a população da região estará contemplada com vias de acesso eficientes, moradias, escolas, acesso ampliado a unidades de saúde e mais segurança.

As benfeitorias chegam também a Mimoso, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Vila Propício, Cabeceiras, São João da Aliança, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, GO-225 e GO-520.

 

Enviado por Edson Paranhos