JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

9° Canto da Primavera

 

15/09/2008

A presidenta da Agência Goiana de Cultura – Agepel, Linda Monteiro, apresentou à imprensa, em entrevista coletiva, em seu gabinete, na manhã de hoje, quarta-feira, 10 de setembro, a programação da nona edição da Mostra de Música de Pirenópolis – Canto da Primavera. O festival acontecerá de 16 a 21 de setembro.

Uma das novidades deste IX Canto da Primavera é a inserção de shows que remetem à bossa nova, como forma de homenagear os 50 anos desse gênero musical. Para isso, estará entre as atrações desta edição o show de Leila Pinheiro, conhecida como “a cantora da bossa nova”.

Na grade de programação da Mostra de Música de Pirenópolis está ainda o lançamento do livro Toque Junto – Bossa Nova, de Nelson Faria, Kiko Freitas e Ney Conceição, que também homenageia a bossa nova por seu meio século de presença e influência no cenário musical brasileiro. Trata-se de uma coletânea de três livros e três CDs desses instrumentistas. A obra é um trabalho interativo, cujos livros e CDs correspondem ao instrumento focalizado, seja ele baixo, violão ou bateria. Os livros são de partituras, onde é possível encontrar além da cifra e melodia, uma transcrição do que foi tocado com cada instrumento, informações que possibilitam tocar com fidelidade e liberdade canções que compõem a obra.

Oficinas de música

Além de Leila Pinheiro, o IX Canto da Primavera terá como atrações nacionais Leny Andrade, uma das maiores intérpretes brasileiras de jazz, e Paula Lima, formada em piano e em Direito pelo Makenzie, que em 2001 lançou o CD solo É Isso Aí, compôs álbuns com Seu Jorge, Bernardo Vilhena e Ed Motta e foi indicada na categoria revelação ao Prêmio Multishow.

Uma das diretrizes do Canto da Primavera desde suas primeiras versões, a edição deste ano prioriza a diversidade da produção musical, do pop ao erudito, passando pelo folclórico e contemplando o gênero sertanejo. A meta é atingir todas as vertentes da música brasileira, com seus diversos estilos e influências, buscando propiciar a interação entre essas diferentes linguagens musicais.

O IX Canto da Primavera terá as seguintes oficinas musicais: Bateria, com Kiko Freitas; Percussão, Amoy Ribas; Piano e Teclado, Gilson Peranzzetta; Sax e Flauta, Zé Canuto; Baixo, Ney Conceição, e Oficina de Violão e Guitarra, com Nelson Faria.