JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 631

O Dia Internacional da Animação será comemorado em Pirenópolis

 

 

(18-10-2010)

O evento ocorre em 30 países

Em Pirenópolis será comemorado no dia 28 de outubro o Dia Internacional da Animação. Nesta data inúmeras cidades se dispõem a exibir curtas-metragens nacionais e internacionais.

No dia 28 de outubro de 1892 (03 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. A projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2010 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 30 países.

No Brasil, o “Dia Internacional da Animação” é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas.

O evento tem entrada franca não possuindo fins lucrativos. Atualmente este ocorre em mais de 400 cidades brasileiras em todos os Estados.

Em Pirenópolis a amostra de curtas-metragens ocorre há 03 anos no Cine Pireneus localizado na Rua Direita nº6 – Centro histórico.

A seleção

O Processo de seleção dos filmes da Mostra Nacional foi iniciado através da indicação do corpo de jurados pela ABCA. Os filmes para a Mostra Oficial Nacional foram selecionados durante o mês de agosto de 2010 por Cândida Liberato da Bahia, Tânia Anaya do Distrito Federal, Wilson Lazaretti de São Paulo, Antônio Moreno do Rio de Janeiro e Turla Arquete de Pernambuco.