JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение
ptenites

Cavalhadinhas 2009

 

06/06/2009

Embora a Cavalhada tenha surgido no norte da Europa, como representação da disputa por aquela região entre mouros e cristãos, há quase dois séculos, ela adquiriu expressão genuinamente brasileira na cidade histórica de Pirenópolis, no Estado de Goiás. Quem a introduziu na comunidade foi o padre jesuíta Manoel Amâncio da Luz, em 1826, e o espetáculo foi incorporado à Festa do Divino Espírito Santo no feriado de Corpus Christi.

Na abertura, grupos folclóricos apresentam coreografias com porta-bandeiras, reinado e juizado. A festa dura três dias e, para que o povo também participe, surgiram os Mascarados. A procissão e a coroação do rei são acompanhadas da queima de fogos ,de artifícios, das roqueiras - o popular tiro de toco - e da banda de música. O ponto alto da festa, no entanto, são as cavalhadas. Nas cavalhadinhas, alguns dias depois, é a vez das crianças.

Diversas passagens da Cavalhadinha: o Rei Cristão e o Cavaleiro Mouro, na qual o rei é coroado, e se comemora a vitória de cristãos sobre mouros.O combate, quando ainda não se sabe quem é o vencedor.No terceiro selo, os mascarados tradicionais como Onça, Cabeça-de-boie Caveira,com seu macacão de retalhos e enchimento de capim. No quarto selo, em primeiro plano, aparecem a banda de música e o pipoqueiro e, ao fundo, o cavaleiro avança contra o inimigo.

Cavalhadinha: de 11 a 14/06/2009
Local: Campo da Vila Matutina